domingo, 25 de março de 2012

PROJETO RECICLAGEM NA ESCOLA


PROJETO RECICLAGEM NA ESCOLA
PÚBLICO ALVO:
Alunos da III e IV ETAPA- EJA da Escola São Bento.

TEMA:
Reciclagem na Escola

DISCIPLINA:
Ciências
CONTEÚDOS:
v        Reciclagem;
v        Meio Ambiente.

TEMPO: Um semestre

INTRODUÇÂO:

Reciclar é uma técnica com a finalidade de aproveitar os detritos. É resultado do reaproveitamento do lixo, assim como um processo com a finalidade de separação de alguns matérias que são jogados na natureza e que produziria uma montanha de lixo acumulado em um ambiente que poderia ser usado para outros fins.
O retorno da matéria-prima ao ciclo de produção é denominado reciclagem, embora o termo já venha sendo utilizado para designar operações envolvidas, que surgiu por volta do ano de 1970 quando os ambientalistas preocupados com o ambiente implantou o método simples de reciclar.

OBJETIVOS: 
  •  Preservar os recursos naturais Possibilitar um desenvolvimento e interação social;   
  • Consolidar conceitos de preservação ambiental dentro e fora do espaço escolar.
TAREFAS:
A proposta do Webquest:

PROCESSOS: Questionar: Qual é o lixo que produzimos em nossa sala de aula? E em nossa escola? Como podemos conservar o nosso ambiente escolar? Devemos iniciar esse trabalho focando cada turma a sua respectiva sala de aula. Será que ao final do dia deixamos a nossa classe como a encontramos ao chegarmos à escola? O que podemos fazer para melhorar? Essa observação direta e mobilização devem partir do entorno mais próximo do estudante (sala de aula) para o mais distante (banheiros, quadra, refeitório...). Criar campanhas de conservação dentro da sala de aula. Para isso podemos criar equipes que a cada semana deverão "cuidar", informar, conscientizar os demais através de conversas, cartazes, ações... Todos os problemas descobertos e principalmente a solução que cada grupo (turma ou etapas) encontrou deverá fazer parte do painel apontado e também divulgados por cada professor às demais turmas e etapas.  Uma vez conseguido sanar a conservação do ambiente da sala de aula, cada professor deverá ampliar o raio de ação de seus alunos de modo que cada equipe (turma/etapa) se responsabilize em divulgar às demais etapas seu plano de ação.



v         As atividades serão divididas nas seguintes etapas:

1ª etapa
            Forme equipes de quatro a cinco alunos e distribua a cada uma delas uma cartolina onde terão que desenhar ou escrever o que sabem a respeito do tema "Reciclagem". Estipular um tempo para que realizem o levantamento do conhecimento prévio. É preciso definir o que os estudantes já sabem e o que precisam saber. Em seguida abrir as descobertas dentro do grupo classe. Esse momento de discussão permite que os alunos partilhem seus conhecimentos entre si e com os professores, gerando mudanças de atitude em relação ao tema.

etapa
Contato com o problema - Sabemos que nosso planeta vem adoecendo a cada dia, aquecimento global, devastação de nossas florestas, poluição de nossas águas, falta de água.  A destruição do meio ambiente é muito grave, pois significa a perda do controle climático da terra. Esse descontrole pode produzir inundações e secas, que provocam a morte de milhares de seres vivos. Muitos já ouviram falar de todos esses problemas e questionamos: "O que já fizemos para ajudar o meio ambiente?" Abrir a discussão em cada grupo para que os alunos possam relatar fatos ou experiências já vividas.

Promover fontes de pesquisa (sites, revistas, livros, reportagens...) para que cada grupo possa aprofundar e se atualizar frente aos problemas ambientais. Propor que os estudantes coletem, selecionem e organizem os dados obtidos na pesquisa.
Não podemos deixar de salientar para os nossos alunos que a exploração da natureza e utilização de seus recursos não são atos necessariamente destrutivos. O que os torna destrutivos ao meio é a maneira como é realizada, a relação entre a quantidade e o tempo efetivo em que ocorre é que gera o desequilíbrio.

3ª etapa - Produto final

A partir desse trabalho coletivo cada turma se dedicará para uma etapa específica de seu projeto. Nesse momento o professor deverá exercer o seu papel de mediador e ao mesmo tempo focar o trabalho de cada grupo para a chamada "Política dos 4 R", que consiste em praticar quatro ações que começam com a letra R: reutilizar, reciclar, reduzir e recuperar. Reutilizar determinados objetos que são considerados inúteis, dando-lhes novos usos.



Reciclar os materiais.
- Separar o lixo em papéis, plásticos, etc;
- Reduzir o consumo de mercadorias e energia.
- Recuperar objetos;

Como sugestão:

Oficina de Arte - Lixo que vira brinquedo


Propor a confecção de brinquedos ou jogos utilizando embalagens que foram apontadas na Tabela 1. Para construir um bilboquê você vai precisar de:

- 1 garrafa pet descartável;
- fita adesiva colorida (ou transparente);
- barbante;
- 1 folha de jornal ou revista;
- tesoura
- adesivos ou recortes para enfeitar.
                                                                            
                                                                                

                                                                        


RECURSOS:
Visitar os sites para recolher os dados para a proposta do projeto:
Sugestões de sites
MUNDO AFORA ARTESANATO. Disponível em: <http://www.mundoafora.com/artesanato/ideias-de-artesanato-com-reciclagem-de-lixo.html>.
PORTAL SETOR RECICLAGEM. Disponível em: <http://www.setorreciclagem.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=973>.
PORTAL SETOR RECICLAGEM. Disponível em: <http://www.setorreciclagem.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=964>.
PORTAL CLIC FILHOS. Disponível em: <http://www.clicfilhos.com.br/site/display_materia.jsp?titulo=Lixo+que+vira+brinquedo>.

AVALIAÇÂO:
 Em horário predeterminado e em local apropriado do ambiente escolar, montar uma exposição dos objetos produzidos pelos grupos. Ao lado das peças, identificadas com os nomes dos alunos, deve estar o manual de instrução, com as orientações e etapas de reciclagem.